segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não se engane. Verdades sobre Escova Progressiva.


Escova Marroquina, Japonesa, London, Térmica, Selante e milhares de outros nomes dados para a técnica de alisamento capilar gradativo, como já diz o nome, Escova Progressiva.
Não se deixe enganar por esses nomes dados aos produtos encontrados no mercado, todas são para o mesmo fim e levam em sua formulação o mesmo tipo de substância, FORMOL ou GLUTARALDEÍDO. Produtos PROIBIDOS pela ANVISA, pois causam sérios danos à saúde.
Ontem, lendo o jornal O Globo, vi uma reportagem sobre o assunto e resolvi postar aqui no blog para alertá-las sobre uma nova moda que está nos salões: A Escova de Carbocisteína, com a promessa de alisar os cabelos, os cabelereiros às vezes pouco informados, passam para a cliente a informação de que se trata de uma escova natural que não possui aldeído (formol ou glutaraldeído), já ouvi de um cabelereiro que o que alisava era o ácido de frutas, pode???
Gente, carbocisteína, ácido de frutas, papaia NÃO ALISA OS FIOS!!!! A carbocisteína é um aminoácido presente na queratina, substância encontrada nos cabelos. Portanto, algumas empresas usam a carbocisteína como isca, mas o que estão usando realmente é o formol ou seu primo, da família dos aldeídos, o glutaral. Substância usada em hospitais como microbicida e até em baias de cavalo. "Os principais danos à saúde são:
  • alteram o DNA, aumentando o risco de leucemia;
  • tumores nos sistemas respiratório, nervoso e central;
  • falhas de memória;
  • dificuldade de movimento;
  • infertilidade.
"O glutaral age igual ao formol, não atua na queratina e portanto, não é um alisante. Apenas impermeabiliza o cabelo alisado através do secador, impedindo que ele volte a absorver umidade." Fonte: Jornal o Globo 24/07/11

Na hora de escolher o produto a ser aplicado no seu cabelo, opite por produtos que contenham Ácido Glioxílico, Guanidina, Cálcio, Hidróxido de Sódio e Lítio (alisantes), substâncias aprovadas pela ANVISA.

Saiba como identificar no rótulo do produto as substâncias proibidas na página Lendo Rótulos.


E não se deixem enganar por falsas promessas e propagandas!!! Diga não ao formol e glutaral!!!!

2 comentários:

  1. É por isso que eu uso e recomendo a escova progressiva da Lattanzi. Cabelos lisos, brilhantes e saudáveis!

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a dica sobre as substâncias recomendadas pela ANVISA. É uma excelente informação pra nós leigas. Eu já uso o produto da Lattanzi, que tem qualidade garantida, mas é sempre bom saber!

    ResponderExcluir