sábado, 1 de outubro de 2011

Manchas no rosto? Saiba qual a melhor forma de apagá-las.





Com o verão se aproximando e a maior exposição ao sol, a gente logo se preocupa com a pele e qual a melhor forma de protegê-la, não é mesmo? E aquelas manchinhas no rosto que se tornam cada vez mais escuras e maiores depois da exposição ao sol? Mesmo usando filtro solar elas teimam em marcar o rosto e dá-lhe corretivo e base para escondê-las.
Recebi essa sugestão de uma seguidora, escrever sobre as manchas no rosto e comecei a pesquisar e a também me preocupar com as minhas. Então, quem tem as temíveis manchinhas, vai saber mais sobre elas e qual a melhor forma de apagá-las. Vamos lá:

A CAUSA

As manchas na pele do rosto, conhecidas como melanoses, geralmente são causadas pelo excesso de exposição ao sol; pela cicatrização de espinhas inflamadas; ou hormônios devido ao uso de anticoncepcionais, essas marcam a região da testa, maçã do rosto e buço.

A PREVENÇÃO

As manchas são o resultado da produção acelerada de melanina e o maior vilão para esse descontrole é o sol. Portanto, use e abuse do filtro solar. A dica é: não saia de casa sem antes passar o filtro solar.

O TRATAMENTO

A primeira coisa é procurar um dermatologista para avaliar a intensidade de suas manchas e indicar o tratamento ideal.
O tratamento com cremes e produtos cosméticos é o mais indicado a princípio. Os principais ativos desses produtos são:

"1. Hidroquinona ainda é a mais prescrita. Inibe a ação da tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. Deve ser utilizada por no máximo nove meses, pois pode provocar irritação em quem tem pele sensível.


2. Idebenona, nova queridinha dos experts, tem efeito clareador tão potente quanto o da hidroquinona. Melhor: é mais segura, sem tantas reações adversas.


3. Ácido kójico, despigmentante derivado do arroz, promove um resultado mais leve.


4. Clarinskin II é extraído do gérmen do trigo e também controla a síntese de melanina. Destaque: é liberado para o uso em gestantes, vantagem raríssima no mundo dos cremes clareadores.

5. Cosmocair C250 equilibra a produção da melanina e regula sua transferência para os queratinócitos – células da epiderme. 6. Nano White, ativo que associa arbutin (despigmentante de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito antioxidante, como a glutationa e as vitaminas C e E."

Fonte: Revista Boa Forma

Dica: Os cremes quando manipulados contém maior concentração desses ativos despigmentantes do que os cosméticos industrializados. Exemplo é a hidroquinona, em produtos manipulados a concentração varia de 2 a 5% enquanto que em produtos tradicionais a concentração é de no máximo 1%.

Existe também o tratamento com peeling.Este deve ser realizado em uma clínica e varia na intensidade: Peeling Superficial, Médio e Profundo. Os principais ativos utilizados são: Ácido retinóico, Ácido glicólico, Ácido tricloroacético, Ácido salicílico, Pasta de resorcina, Fenol e Ácido Pirúvico.

O peeling químico consiste na aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde de uma leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Isso significa que haverá descamação e troca da pele, atuando no tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo.

Os peelings superficiais, mais indicados, não provocam dor, apenas deixam a pele avermelhada e de maneira discreta podem levar a descamação da pele após 4 dias da primeira sessão. A vantagem de se fazer um peeling é o resultado, que aparece mais rápido.

Pra finalizar, segue um video com dicas de uma dermatologista:






7 comentários:

  1. Já fiz várias anotações aqui no meu caderinho Ana! Muito obrigada por atender meu pedido e vou procurar um dermatologista e antes de sair de casa usar um protetor! rsrsr... bjos sempre! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah! e o Blog ta de visual novo! Lindíssimo!!!! bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ana..ótimas dicas!!! Será muito útil!!!

    ResponderExcluir
  4. Carol tem razão...o visual do blog está lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Uso uma com o componente Hidroquinona, e realmente o resultado é maravilhoso pra clarear manchas. Sou doida pra fazer peelings, já fiquei sabendo que na Ana Pegova tem uns tratamentos incríveis. Ah! o blog tá lindo bem clima primavera!

    ResponderExcluir
  6. O verão está chegando e quem sabe umas dicas sobre tratamentos estéticos, cremes redutores de gordurinha localizada, firmeza da pele, pra nós mulheres arrasarmos neste verão ja que só com malhação agora fica em cima da hora! rsrsr... bjos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei fazer este post sobre manchas. Já vou fazer o tratamenton das minhas tb, antes q o verão chegue. Ah, qto as sugestões sobre cremes redutores e produtos para estética... aguardem! Novidades mil para o blog!

    ResponderExcluir